Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Saudade

   Ai que saudade do meu tempo festeiro onde mascarados, confetes e serpentinas se reuniam para dar um ar maravilhoso de alegria e muita diversão.
   Hoje o que se vê é algo melancólico. Ajuntam-se pessoas para danças sexuais e abusar de mulheres, quer com beijo na boca, quer com as mãos bobas.
   Violência em carnaval sempre houve. Antes, contudo, era diferente, as confusões eram na luta corpo a corpo. Já hoje, bem facas são coisas do passado, atualmente é na bala mesmo.
   Mas, seja como for, um feliz carnaval para todos os foliões que honram esse nome.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Questionar

   Quando se aprende a questionar o que nos é falado ou ensinado, tudo começa a fazer outro sentido na forma de visão de mundo. Isso porque sem questionamento não há aprofundamento.
    Inicialmente nossos questionamentos são muito limitados e voltados às nossas próprias necessidades. E somente a elas.
    Quando começamos a nos tornar especialistas em perguntar para descobrir o que realmente está por trás daquilo que nos tentam convencer, há uma aprendizagem. E, quando se aprende a questionar, as respostas são mais significativas e é nessa hora que a reflexão ganha importância. E, com a reflexão, abre-se a possibilidade de uma nova visão, novos conhecimentos e ampliação de muitos contextos antes desprezados.
   Em assim sendo, para comprovar que o questionamento foi bem feito e válido, coloca-se a prova, a experimentação. A experimentação vai definir a qualidade do questionamento e da pura reflexão. E isso, com certeza, nos diferenciará do ser racional daquele que não o é.

sábado, 27 de outubro de 2018

Voto

   Quem me conhece sabe que não sou petista ou que tenha alguma simpatia pelo chamado Partido dos Trabalhadores. A partir disso, em um primeiro turno, votei em um partido diferente e que me alinhei em seus projetos e ações.
  Mas agora estamos no segundo turno e os que passaram para um novo enfrentamento são radicalmente opostos em suas ideologias. Um é professor e caminha pelo lado social do país e o outro é um militar expulso do Exército Brasileiro.
   Por isso fica fácil votar. Mas aqui é o Brasil e, no Brasil, não existe lógica em muitas coisas. Contudo, ouso afirmar que descobrir que quero um país nação com pessoas melhores. Infelizmente as contatações são as piores possíveis - país racista, homofóbico, discriminatório, excludente, violento e sem nenhuma educação.
    Escrever isso  não foi fácil. Mas é a verdade que pode ser verificada e sem muito esforço. Houve casos de amizades desfeitas e familiares separados.
    Enfim que cada um plante a semente que deseja colher. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MINHA CONSCIÊNCIA É MINHA RELIGIÃO

Makulè

Ultimamente ando pensando muito sobre uma série de coisas que veem acontecendo nesse mundo louco.
Mundo esse chamado por uns de moderno, por outros de contemporâneo ou ainda pós moderno. Uma das coisas que me chamam a atenção é o que se vê como “religião”. Uma religião que só fala em demônios, ameaça, exclui àquelas que não pertencem a mesma linha de crenças. E já que tocamos na palavra crença, há de se entender quer crer não necessita de provas, Em assim sendo é apenas a forma de Deus está presente em nossas vidas e em cada momento dela. Por isso, tem que se ter muito cuidado com tudo isso e é sempre necessário separar o joio do trigo.
Talvez não me tenha expressado de maneira muito compreensível, mas vejamos de uma outra forma. Há circunstâncias na vida que nãosabemos o que ou como explicar um determinado fato. Para isso chamamos de milagre, que significa uma interseção de algum espírito que nos favorece de alguma forma. Mas, há determinadas situações, que o teatro faz parte e, mesmo nada sendo ou acontecendo, a histeria coletiva permite o enxergar de algo inexistente. Isso porque com o aproveitamento direcionado para a mistura da crença com um verdadeiro espetáculo. Nessa complexa composição, no meu entendimento, a figura de Jesus Cristo é comercializada de maneira bárbara e insistente. Mas os responsáveis por isso, que possuem grande capacidade de convencimento e aproveita-se da emoção do momento ou de um dado momento, sabem exatamente o que estão fazendo: pedindo para si próprio, através das chamadas preces poderosas e curas milagreiras.
Por tudo isso, a cada dia, continuo afirmando que a minha fé é a  minha consciência e desta sou escravo. E, por isso mesmo, acredito que onde estou, estou muito bem, com poucas dúvidas e muitos sorrisos no conjunto da minha fé.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Insinuante

(Makulè)
Com trejeitos maneiros
Com sorriso brejeiro
Com cabelo vermelho
Estais tão bela que 
Causa ... desespero.

Se o coração falasse e,
Se os olhos transmitissem
O prazer de refletir
Sua imagem soberba
O belo seria pura beleza.

Você exige, sem pedir,
Pede, sem mandar, 
E, mais nada precisa
Porque sois a luz
A iluminar uma vida.

Seus gestos são perfeitos
Seu sorriso, um alento
Seus cabelos revelantes
Seu corpo eletrizante.

E, para terminar,
Só me resta parar,
Pois qualquer adjetivo
Não enaltece seu qualificativo.

Cumplicidade

(Makulè)
Não transita no espaço do coração
Lá dentro, flui majestoso
O meu amor, brotando, puro
                              [... novo]

A cumplicidade nos aproxima
Cada vez mais, nos reduzem
A um só ser e a uma só vida
Lábios e olhos que reluzem.

A cumplicidade é toda unida
De amor é mais vontade de amar
A minha e a sua
Extrapolam qualquer medida.

Além do amar, nada há
Amar é essência da vida
Pois quem ama é amada
Sabe que o fim está não aqui
Mas no infinito  ... na eternidade.

Amor.net

(Makulè)
O amor é real, vivo, presente
A gente se leva como uma nau
Pelo mar que afaga e às vezes
                        [... atormenta]

Mas o amor é quente, é frio ... é genial
Pelo que leio, traduz o que sinto
Pelo que leio, vejo-o sem conhecê-lo
Pelo que leio, sinto-me seu reflexo
És belo, sincero, puro e amigo
                                      [...]
És meu amor na net.